O HOMEM QUE CAIU NA TERRA – WALTER TEVIS

Título Original: The Man Who Fell to Earth

Autor: Walter Tevis

Editora: DarkSide Books

Páginas: 224

Ano: 2016

 

SINOPSE: O Homem que Caiu na Terra tornou-se um verdadeiro clássico da literatura e uma das mais refinadas, sutis e delicadas ficções científicas já escritas. Publicado originalmente em 1963, ganhou reconhecimento em todo o planeta com a adaptação para o cinema dirigida por Nicolas Roeg em 1976. O filme também marcou a estreia de David Bowie no cinema encarnando o protagonista alienígena – para quem o papel parecia ter sido especialmente pensado (o que não foi o caso): um ser andrógino, impúbere, alto para os padrões terráqueos, delicado, magro, polido e que tenta se adaptar à vida terrestre para sobreviver entre os humanos.

Desde quando este livro foi lançado, eu estava muito ansiosa para lê-lo. Achei a premissa da história muito interessante ainda mais por nunca ter lido nada com uma temática parecida a desse livro. E finalmente consegui ler! Nem preciso dizer que iniciei a leitura com as expectativas lá no alto e elas foram todas superadas eu simplesmente amei este livro!

Vamos acompanhar a jornada de um extraterrestre que vem para a Terra a fim de executar um plano que ele vinha arquitetando em seu planeta já há muitos anos. Trata-se de um Antheano chamado Thomas Jerome Newton, ele logo começa a ganhar dinheiro com sua inteligência superior à dos humanos e acaba se tornando um empresário milionário. Sua figura sempre tão misteriosa acaba despertando a curiosidade das pessoas principalmente a de um professor universitário que desconfia da verdadeira identidade de Newton e resolve investigar quem é esse homem tão brilhante e tão misterioso. Ele acaba conseguindo trabalhar com Newton e ganhando a confiança dele, e chegando cada vez mais próximo de descobrir todo o mistério em torno do “Sr Newton”.

Ao decorrer da história vamos conhecendo mais sobre o ” Sr Newton” e o verdadeiro motivo que o trouxe ao planeta Terra, o leitor vai mergulhando nesta história e fica impossível largar o livro até descobrirmos qual é a missão dele aqui, o que ele veio fazer neste planeta.  Vemos também, como Newton aos poucos vai se tornando “humano” como ele vai se tornando cada vez mais suscetíveis as emoções humanas, os poucos humanos com quem ele mantém contato acabam se tornando especiais pra ele. Embora Newton sinta saudade do seu povo, de sua família em Anthea ele acaba se acostumando a vida na Terra e por vezes o vemos repensando na sua missão se ela realmente vale a pena.


É muito interessante no livro a forma como o autor descreve os seres humanos, antes de vir para a Terra Newton estudava os seres humanos através de uma espécie de televisão em seu planeta e é interessante as passagens que fala da visão dele sobre a vida na Terra, pois quando ele chegou aqui viu que tudo era muito diferente do que ele via na televisão.

 
O período de guerra que os Estados Unidos vivia na época acaba sendo retratado aqui no livro de uma forma muito perspicaz, o autor soube abordar o tema e fazer com que ele fizesse todo o sentido no final, a mensagem que o autor quis passar é bem evidente  e até mesmo pertinente ainda nos dias de hoje.

Eu amei essa história, o Sr Newton é um personagem extremamente inteligente, misterioso, sagaz e cativante. Confesso que me surpreendi com o final, esperava um fim completamente diferente e acabei gostando ainda mais dessa surpresa, pois permite ao leitor tirar suas próprias conclusões após a leitura.

A edição do livro edição esta maravilhosa, a Darkside como sempre caprichando com os livros de fã para fã. Na capa do livro temos o incrível David Bowie que fez o papel do Sr Newton nas telinhas.

O filme estreou em 1976, marcando a estreia de David Bowie nos cinemas. Ainda não vi o filme, mas não poderia pensar em alguém que se encaixasse melhor nesse papel. Durante a leitura eu conseguia imaginar o David Bowie perfeitamente como Sr Newton por isso, tenho certeza de que vou amar o filme até porque vi muitos comentários positivos a respeito dele.

Por fim, recomendo demais a leitura desse livro. Sério leiam! É um livro maravilhoso, eu li super rápido foi aquele tipo de e livro que eu sentei e li numa noite só, ele entrou para a minha lista de favoritos é sem dúvida o melhor livro que li durante esse mês. Para quem gosta de uma boa história de ficção científica não pode deixar de ler esse livro incrível.

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *