A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA – SHIRLEY JACKSON

Título Original: The Haunting of Hill House

Autora: Shirley Jackson

Editora: Francisco Alves

Páginas: 200

Ano: 1983

SINOPSE: Conta a expedição organizada por um doutor chamado Montague, para comprovar a existência de eventos sobrenaturais em uma casa amaldiçoada, construída por um milionário excêntrico chamado Hugh Crane.Após muita insistência por parte de Montague, a atual dona da casa permite a expedição, desde que o futuro herdeiro (seu sobrinho Luke) faça parte dela. Após diversas pesquisas, ele escolhe quatro pessoas com prováveis envolvimentos em eventos paranormais e, dentre elas, apenas duas realmente comparecem a Hill House: Theodora, mas conhecida como Theo, que supostamente possui alguma percepção extra-sensorial e Eleanor Vance, uma solteirona que passou praticamente toda a sua juventude cuidando da mãe doente, a que agora vive com a irmã e o cunhado.Na infância de Eleanor, ocorreu um incidente onde choveram pedras durante vários dias sobre sua casa, o qual ela refuta calorosamente. A casa é composta de portas que nunca permanecem abertas, salas que possuem ângulos totalmente estranhos, e uma criada que nunca permanece lá após o escurecer. Uma aura de mistérios e tragédias envolvem a casa. Pessoas se mataram, a esposa de Crane teve um acidente de cavalo no caminho para a sua primeira visita a casa, entre outras.

Esse é um livro muito raro de ser encontrado mesmo em sebos. Ele faz parte da incrível coleção Mestres do Horror e da Fantasia da editora Francisco Alves que foi a editora responsável por começar a publicação de livros de terror no Brasil inclusive muitos livros do Stephen King considerados raros hoje em dia pertencem a essa coleção como, por exemplo, Os livros de Bachman.

 
De acordo com a minha experiência de leitura e alguns comentários que vi esse não é o tipo de livro que vai funcionar pra todo mundo, quem espera uma grande história de terror com sustos do início ao fim do livro repleto de acontecimentos sobrenaturais do início ao fim vai se decepcionar.


A assombração da casa da colina faz mais o tipo de terror misterioso daquele que planta a dúvida no leitor. O doutor Montague está buscando  escrever sua tese comprovando a existência de uma assombração na casa da colina para isso conta com seus assistentes Luke,  Theodora e Eleanor.


Durante toda a leitura eu fiquei na dúvida com relação à veracidade dos acontecimentos paranormais descritos. A casa da colina  é um lugar que carrega um passado de violência,  ódio,  depressão  e tristeza que fizeram com que a casa tenha um clima de muita hostilidade. Ninguém consegue morar naquela casa, apenas dois empregados os Dudley, que trabalham lá durante o dia, porém, nunca ficam na casa após o anoitecer, a Sra Dudley é uma figura muito interessante e misteriosa que causa certo receio aos visitantes da casa da colina.


Os personagens não me cativaram tanto quanto eu esperava no início me simpatizei com a pobre Eleanor, uma mulher extremamente frágil e infeliz, que passara a vida cuidando da mãe doente e depois que ela morreu passou a cuidar das filhas da irmã e dormir na sala dela. Eleanor viu na casa da colina a chance de mudar de vida de ser útil a alguém, e finalmente se encaixar em algum lugar só que a casa da colina pode não ser um bom lugar para ela. Conforme a história foi avançando e ela começava a ficar mais é mais histérica e instável, ela começou a se tornar irritante pra mim, os outros personagens também não me agradaram muito.


O final do livro me decepcionou bastante, eu esperava mais, queria um final mais impactante,  muitas coisas ficaram faltando a meu ver, justamente por se tratar de uma história de terror com um tema propício pra isso, tinha tudo para ser um livro excelente mais em minha opinião ele não foi tudo isso.


Ele é um clássico muita gente gosta outros nem tanto e eu estou na turma dos que se decepcionaram um pouco. Ainda assim é uma boa história de suspense e faz parte de uma coleção maravilhosa, por isso vale muito a pena ter na estante ainda mais sendo tão difícil se encontrar um exemplar desse livro.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *