A NOIVA FANTASMA – YANGSZE CHOO

Título Original: The Ghost Bride

Autor: Yangsze Choo

Editora: DarkSide Books

Ano: 2015

Páginas: 347

SINOPSE: 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

Esse livro é simplesmente incrível, eu amei essa história que me cativou logo no inicio.
O romance aqui é um típico triângulo amoroso

“Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma…”.

Temos a protagonista Li Lan que recebe a proposta de ser uma noiva fantasma e se casar com Lian Tian Ching um jovem de uma família muito rica que morreu a pouco tempo. Mais durante uma festa na casa dos pais dele ela conhece o primo do falecido o jovem Tian Bai e os dois acabam se apaixonando.


O fantasma de Lian Tian  Ching começa a Assombra-la em sonhos e devido às tentativas de se livrar desse fantasma Li Lan acaba  entrando em coma. A partir daí o espírito dela vai para a planície dos mortos para cumprir uma missão.

“Você não acha, realmente, que um homem jovem e forte como eu poderia morrer de repente por uma febre, acha? Eu fui assassinado.”


Eu amei toda a parte da mitologia chinesa presente no livro, a ambientação em malaia que hoje é a atual Malásia foi muito bem feita. Não conhecia a mitologia e foi muito interessante o trabalho de pesquisa que a autora fez a cerca dessa lenda das noivas fantasmas para criar essa história tão bem escrita. As noivas fantasmas ainda existem até hoje como parte da cultura asiática. O casamento era utilizado para tranquilizar um espírito inquieto e garantiam paz e estabilidade as moças que aceitavam se casar com homens já falecidos.

 A narrativa da autora é muito gostosa ela te prende na leitura de um modo que não dá pra largar o livro. A parte da planície dos mortos foi uma criação da autora é eu gostei bastante, ali conhecemos outro personagem que vai ser muito importante na vida de Li Lan. O único ponto negativo pra mim foi o desfecho que a autora deu para o personagem Tian Bai, ele me cativou desde o início e o final dele me decepcionou.

 A edição está maravilhosa uma das capas mais bonitas da minha estante, um lindo marcador de fitinha, notas de rodapé explicando o significado das palavras em chinês que aparecem. Ao final do livro tem alguns folhas que podem ser destacadas para fazer origamis e também uma explicação à cerca da lenda das noivas fantasmas.


Contudo eu recomendo muito essa história dou quatro estrelas para este livro.  Para quem gosta de um lindo romance sombrio essa é uma historia perfeita.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *