Fábrica de vespas – Ian Banks

Titulo Original: The Wasp Factory

Autor: Ian Banks

Editor: DarksideBooks

Ano: 2016

Páginas: 240


Frank – um garoto de 16 anos bastante incomum – vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles, para dizer o mínimo, não é nada convencional. A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um excêntrico sem tamanho. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão, com quem bebe no pub local, e os animais que persegue ao redor da ilha.
Abandonado à própria sorte para observar a natureza e inventar sua própria teologia – a maneira do Robinson Crusoé de Daniel Defoe –, Frank desconhece a escola e o serviço social, já que seu pai acredita na educação “natural”, recomendada pelo filósofo do século XVIII Jean-Jacques Rousseau e apresentada em seu romance Emílio, ou Da Educação (1762), que sugere que as crianças devem crescer entre as belezas da natureza, permitindo que elas se deleitem com a flora e a fauna. A natureza humana seria boa a princípio, mas corrompida pela civilização. Quando descobre que Eric fugiu do hospital, Frank tem que preparar o terreno para o inevitável retorno de seu irmão – um acontecimento que implode os mistérios do passado e vai mudar a vida de Frank por completo. 

Esse livro é muito perturbador, por abordar o tema da psicopatia infantil ele é extremamente pesado e literalmente vamos mergulhando na mente de um garoto e suas loucuras.
Frank o protagonista tem 16 anos e tem costumes e gostos peculiares. Ele adora torturar animais e possui uma fábrica que apenas lendo o livro inteiro podemos conhecer o que de fato é essa Fábrica. 
Ele mora com seu pai Angus que também tem hábitos muito estranhos como, por exemplo, saber a medida de cada móvel da casa. Frank tem também um irmão mais velho chamado Eric que estava internado em uma clínica para pessoas insanas e este acaba de fugir da clínica. 
Com essa família tão desestruturada Frank acaba por se tornar um cruel psicopata e não demora muito a se tornar um frio assassino apesar de sua tenra idade.
Ao longo da narrativa vamos conhecendo o dia a dia de Frank e também o seu passado. Vamos mergulhando na mente deste pequeno psicopata, descobrindo detalhes sobre sua infância seus laços com seu irmão e seu pai e também os terríveis relatos dos assassinatos que Frank já cometeu.
Cada uma das mortes descritas é engenhosamente terrível. O leitor não é poupado de nenhum detalhe desses crimes e não há nenhum resquício de culpa ou arrependimento em Frank.
Eu fiquei fascinada pela escrita do autor, fiquei completamente presa na história e só consegui largar o livro quando acabei de ler a última página. 
O final do livro é incrível o leitor tem uma surpresa enorme que vale pelo livro inteiro. 
A edição do livro esta maravilhosa a diagramação  é ótima e sem dúvida este é um livro que não pode faltar na estante de todos os amantes do terror e do suspense. 
Eu amei essa história,  embora seja um tema muito pesado eu acho muito interessante a forma como o autor aborda o tema e constrói essa história incrível.  Não é um livro que vai funcionar para todo mundo, é preciso ter estômago forte para as atrocidades descritas aqui mais para quem se interessa pelo tema é uma leitura incrível e recomendo de verdade, pois o achei sensacional.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *